Regras do Jogo

Define-se por qualquer critério quem vai iniciar o jogo.
Pela ordem da maior para menor, são as seguintes as combinações:

Quina: Cinco faces iguais nos dados.
Quadra: Quatro faces iguais nos dados.
Full-Hand: Uma trinca (três faces iguais) e um par (duas faces iguais nos dados remanescentes).
Seguida: Cinco faces dos dados mostrando cartas consecutivas, como: Dez, Valete, Dama,rei e Ás. Ou Nove, Dez, Valete, Dama, rei. Ou por fim Ás, Nove, Dez, Valete, Dama (neste caso o Ás conta como oito).
Trinca:Três faces iguais nos dados, e as outras diferentes entre si nos outros dados.
Dois Pares: Nos cinco dados, duas faces iguais, mais outra combinação de duas faces iguais, e a última discrepante dos dois pares diferentes.
Um Par: duas faces iguas nos dados, e três diferentes entre si.

Se ocorrer um empate nos jogos maiores, então a diferença se fará pela hierarquia das cartas, que, em ordem decrescente, dá: Ás, Rei, Dama, Valete, Dez e Nove.
Assim, se um jogador faz quina de Rei e outro, quina de Dez, ganha a quina de Rei. Uma seguida até Rei ganha de uma seguida até Dama.
Nota: Noo caso de dois pares, como primeiro critério de desempate, vale apenas o par maior. Se os pares maiores forem iguais, então o desempate se fará pelo par menor.
O mesmo se dá com relação ao Full-Hand, onde o desempate se fará pela trinca maior, Se as trincas forem iguais, então vale o par remanescente.
No caso de quadras, trincas, dois pares absolutamente iguais, ou um par igual, o desempate se fará pelo maior dado remanescente.

Assim por exemplo:

Quina de 9 ganha de qualquer quadra, mas contra outra quina de 9 não há desempate possível.
Quadra de 10 ganha de quadra de 9.
Quadra de 10 contra outra quadra de 10; ganha quem possuir valor mais alto no quinto dado.
Full Hand formado de 3 noves e 2 ases ganha de Full Hand formado de 3 noves e 2 reis (empatada a trinca desempata-se pelo par maior).
Duas trincas iguais: verifica-se quem possui valor maior nos dados remanescentes. Se o valor do dado maior for ainda igual, então se verificará o segundo dado remanescente.
E assim por diante.
Dentro desses critérios, há duas maneiras de jogar.
Pelo primeiro processo, um dos jogadores é o mão (joga primeiro). O direito de ser o mão se alterna a cada rodada.
O mão lança os dados e, dependendo do resultado, pode:

1 - Declarar o jogo completo, ou
2 - Deixar sobre a mesa uma combinação, retirar os dados remanescentes e jogá-los uma segunda vez (por exmplo, o mão joga os dados e obtém Ás, Valete, Nove, Ás e Dama).
Seu jogo é um par de Ases. Então, como isso parece pouco para um jogo competo, deixa os Ases sobre a mesa e joga novamente os outros 3 dados.
Tendo realizado uma Segunda jogada, o mão volta a proceder da mesma maneira; declara o jogo completo, ou arrisca-se a jogar os dados remanescentes.
Dessa forma, o mão, a seu critério, pode jogar os dados uma duas ou três vezes (três vezes é o máximo permitido).
Todos os jogadores têm o direito a um número igual ou menor de lançamentos de dados que a mão jogou, até declarar o jogo completo. Podendo parar antes se lhe for conveniente.
Um segundo modo de jogar Poker com dados é estabelecer a obrigatoriedade de três lançamentos. Neste caso, faz-se uma aposta preliminar e todos jogam os dados uma vez, anotando os resultados.
Procede-se então a uma segunda rodada de apostas (aqueles que tiverem pouca sorte no primeiro lançamento podem abandonar o jogo sem pagar a nova aposta).
Os jogadores que pagam a segunda aposta mantém os jogos da primeira rodada e jogam outra vez os dados remanescentes. Feito isto entre todos os que permanecem na disputa tendo visto os jogos já formados, aposta-se uma terceira vez, e os jogadores que pagam esta nova aposta têm direito a um lançamento final dos dados.
Esta claro que em ambas as modalidades os dados jogados em segundo e em terceiro lançamento combinam-se com os anteriores que haviam sido guardados para efeito da obtenção de uma combinação.
Assim, o jogador do nosso exemplo, que obteve no primeiro lançamento Ás, Valete, Nove, Ás e Dama, mantendo o par de Ases, jogou em seu segundo lançamento três dados.
Supondo-se que eles revelem Ás, Dama, Dama, então o jogador passa a ter 3 Ases e 2 Damas (Full Hand).
Nota-se que os Ases conservados da primeira jogada somaram-se a nova jogada.
Ás conseguido. Mas duas Damas não se somam à Dama da primeira jogada pois ele fora desprezada e o seu dado, foi jogado de novo.

Vencedor:

Quem conseguir o maior jogo dentro do número de jogadas estabelecido pelo mão será o vencedor.

<< voltar >>

Dados & Jogos - 2016 Copyright - Todos os direitos reservados. Desenvolvimento Mansur Design