Regras do Jogo:

Desenvolvimento:

1 - Deve-se arrumar o tabuleiro tal como mostra a figura:

2 - lnicia o jogo quem tem as peças mais escuras.
As peças avançam apenas uma casa de cada vez diagonalmente, andante apenas nas casas pretas (Não é permitido andar para trás).

3 - Captura-se a peça adversária saltando por cima dele e aterrissando numa casa vazia em seguida.

4 - Numa jogada, se é possível capturar a peça adversário, o jogador é obrigado a fazer esta operação. Caso não faça uma capture possível, o adversário retira do tabuleiro aquela peça que deixou de fazer a captura, dizendo ''soprei" (fazendo o gesto de soprar).

5 - Quando uma peça alcança o lado oposto do tabuleiro, ela é promovida à dama e coroada, isto é, coloca-se uma peça da mesma cor sobre ela, come uma coroa.

6 - A dama também se movimenta na diagonal e tem a vantagem de avançar ou retroceder quantas casas quiser, numa mesma Iinha. Como qualquer peça, a dama tem a obrigação de capturar peças quando tiver a oportunidade, para não ser soprada e retirada do tabuleiro pelo adversário.

7 - Tanto a dama como as peças podem capturar mais de uma peça quando tiverem oportunidade de encadear os saltos.

8 - Ganha quem primeiro capturar todas as peças do adversário ou impedi-las de se movimentarem.

Obs.: Caso sobrem poucas peças no tabuleiro e os dois jogadores não consigam realizar nenhum ataque, podem combinar o empate do jogo.

<< voltar >>

Dados & Jogos - 2016 Copyright - Todos os direitos reservados. Desenvolvimento Mansur Design