Regras do Jogo

Este é um jogo em que tudo se assemelha ao jogo de boliche tradicional, onde ao invés de os jogadores lançarem suas bolas para derrubar os pinos, aqui irão lançar os dados com STRIKE, SPARE e PINOS representados em suas faces como mostra abaixo:

Definições dos Dados

JOGO e PONTUAÇÃO

Estabeleça a ordem dos jogadores, Ex: o jogador mais novo começa.
Marque no bloco de placar em cada linha o nome dos jogadores seguindo uma sequência estabelecida previamente.

Um jogo de boliche é composto por 10 jogadas e em cada jogada podem ser lançadas 2 bolas, ou nesse caso, 2 lançamentos de dados, o primeiro com todos os 10 dados, o segundo (caso não haja um STRIKE) serão arremessados os dados restantes que ficarem com os pinos de boliche nas faces voltadas para cima.

A pontuação de uma partida ou linha varia de acordo com a quantidade de pinos e a forma como o jogador os derruba, podendo ir de zero até o máximo possível de 300 pontos, ou seja 12 STRIKES consecutivos.

Pontuação: Exatamente igual ao jogo de boliche regular.
Obs: Crianças menores poderão adaptar de acordo com a sua conveniência e possibilidades as regras de pontuação de comum acordo e combinado previamente com os demais competidores.

01 PINO = 1 ponto
STRIKE = 10 pontos somados ao total de pontos acumulados nos 2 próximos arremessos.
SPARE = 10 pontos somados ao total do próximo arremesso.

O jogador joga todos os 10 dados. Se um "X" aparecer em qualquer um dos dados na primeiro lançamento, ele faz um STRIKE. (Acumula 10 pontos que deverão ser somados ao resultado dos 2 próximos lançamentos).
No placar, um X é registrado no quadrado menor localizado no canto superior direito na linha referente ao jogador, a jogada está completa para esse jogador. NÃO ESQUEÇA: Esse jogador deverá aguardar as 2 próximos lançamentos para totalizar no seu quadro a soma dos pontos correspondentes e + 10 pontos referentes ao STRIKE realizado anteriormente.

SPARE: Após um primeiro lançamento onde não ocorreu um strike o jogador anota o número de pinos derrubados no seu quadro e lança os dados restantes novamente, se em qualquer um deles aparecer "/" SPARE é anotado no quadro de placar anotando a “/ “ no quadrado menor localizado no canto superior direito na linha referente ao jogador como mostra o exemplo abaixo. NÃO ESQUEÇA: Esse jogador deverá aguardar o lançamento da próxima “BOLA” para totalizar no seu quadro a soma dos pontos correspondentes e + 10 pontos referentes ao SPARE realizado anteriormente. 

<< voltar >>

Dados & Jogos - 2016 Copyright - Todos os direitos reservados. Desenvolvimento Mansur Design