Série Mapa Lúdico:

Especialmente concebida para usufruir do legado cultural dos jogos de tabuleiro, aprender suas regras e seu histórico proveniente de diferentes épocas e localidades

AVALIADO PELA ABRINQ POSITIVAMENTE
POR CRIANÇAS E PROFISSIONAIS EM BRINQUEDOTECAS
saiba+

A História do Jogo de Dama

O Jogo de Damas é jogado há muito tempo na história da humanidade. Mesmo na época de nossos bisavôs e tataravôs, já era um jogo pra lá de antigo. Embora exista desde o século XVI, suas regras, tal como as conhecemos hoje, foram criadas no século XVI, há mais de 400 anos, na Europa, num tempo em que reis e rainhas governavam diversos países. Era um jogo muito disputado por adultos, inclusive pela realeza!

Não se sabe quem o inventou, mas certamente quem teve a brilhante idéia se inspirou em três jogos muito difundidos desde o século XII: o Xadrez, o Gamão e o Alquerque. O Jogo de Damas é filhote destes três pais, tendo um pouco a cara de cada um deles: do Xadrez herdou o formato do tabuleiro quadrado de 64 casas; do Gamão, a forma redonda das peças e do Alquerque,o jeito de movimentar-se pelo tabuleiro, deslocando-se e saltando peças.

Mistura desses três jogos, o Jogo de Damas pode parecer simples, mas exigiu séculos para ser criado precisando do conhecimento de outros jogos que surgiram em várias regiões e tempos: o Xadrez, na Índia, há cerca de 2.700 anos; o Alquerque, no Egito, há 3.000 anos, e o Gamão, dessa mesma época, suméria no Oriente Médio na antiga civilização suméria na Mesopotâmia, entre os Rios Tigres e Eufrates que hoje pertence às terras do Iraque.

Feitos um a um em tabuleiros de madeira nobre e peças de osso e marfim cuidadosamente esculpidas formando figuras, os primeiros Jogos de Damas eram objetos muito desejados na época em que foram criados. Os adultos jogavam tanto ou mais que as crianças. Às vezes, nem deixavam os menores chegarem perto dos ricos tabuleiros adornados com acabamento artístico impecável.

Alguns destes tabuleiros antigos atualmente se encontram em museus.
O Jogo de Damas foi criado num tempo em que não existia carro, televisão, videogame, fábrica e Iojas de brinquedos. Não era tão fácil conseguir um tabuleiro. Os tempos mudaram: hoje muitos têm acesso a este jogo que, se espalhou pelo mundo ganhando até versão na internet e agora esta de plástico, material que sequer existia na época em que o jogo foi inventado!

Conteúdo:

01 tabuleiro 8 x 8 , 24 peças (sendo 12 de cada cor)

Obs.: Para ter as peças, basta colecionar tampinhas plásticas descartáveis de duas cores diferentes ou então fazer as peças recortando caixas de papelão e pintando da cor que desejar. Peça ajuda de um adulto para esta tarefa.

Objetivo: Conseguir capturar primeiro todas as peças do adversário ou impedi-las de se movimentarem.
<< voltar >>

CLICK AQUI E ACESSE

Dados & Jogos - 2016 Copyright - Todos os direitos reservados. Desenvolvimento Mansur Design